terça-feira, 21 de setembro de 2010

Americana solta no Irã agradece empenho do governo brasileiro por sua libertação

Publicada em 21/09/2010 às 16h32m
O Globo

NOVA YORK - A americana Sarah Shourd, recentemente libertada após 14 meses presa no Irã por suspeita de espionagem, foi nesta terça-feira à sede da Missão Brasileira na ONU, em Nova York, agradecer pessoalmente ao ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, o empenho do governo brasileiro por sua libertação. Segundo a americana, Lula comentou o caso com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, quando esteve em Teerã.

Sarah estava acompanhada de sua mãe e de familiares de Joshua Fattal, seu amigo que continua preso no Irã. O namorado da americana, Shane Bauer, também está numa prisão iraniana. Os três negam as acusações que os levaram à prisão e alegam ter cruzado inadvertidamente a fronteira entre Iraque e Irã quando fazia uma escalada nas montanhas, no final de julho de 2009.
" Esperamos que o Brasil continue constantemente falando com os iranianos para que eles façam gestos humanitários "
________________________________________
- Vim agradecer o interesse e o envolvimento do Brasil, mas não posso comentar mais nada - disse Sarah.

A americana disse a Amorim que só se sente "um terço livre" porque os dois companheiros de viagem continuam presos.
- Todo mundo está ajudando e estamos muito agradecidos pela ajuda do Brasil, do presidente Lula, do ministro Amorim. Esperamos que o Brasil continue constantemente falando com os iranianos para que eles façam um gesto humanitário. Sabemos que o Brasil teve uma grande influência na decisão de libertar a Sarah - disse Alex Fattal, que já morou em Belém do Pará e fala português.

Amorim disse que o Brasil sempre se interessou por esse assunto. Mas frisou que é preciso cuidar com delicadeza e discrição os assuntos humanitários.

- Sabemos muito bem que numa situação como essa ninguém pode ficar pegando crédito para si, foi um esforço em que muitos estiveram envolvidos, e o presidente Lula também. Ele falou com o presidente (Mahmoud) Ahmadinejad de maneira muito respeitosa, eu mandei também uma mensagem respeitosa mas ao mesmo tempo manifestando o apreço de que as ponderações do presidente Lula tenham sido ouvidas. Esperamos que ele possa tomar outras decisões soberanas no mesmo sentido - disse o chanceler.
O chanceler contou que recebeu na segunda-feira os agradecimentos da secretária de Estado, Hillary Clinton, pelas gestões pela libertação de Sarah.
" Foi um esforço em que muitos estiveram envolvidos, e o presidente Lula também "
________________________________________
- Quando encontrei a secretária Hillary Clinton, disse a ela: "Como é, está contente que soltamos, que saiu um dos "hikers"? E ela disse "ah, muito obrigada" - contou Amorim.
Ahmadinejad pede libertações
Em Nova York para a Assembleia Geral da ONU, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, sugeriu que os Estados Unidos libertem oito iranianos que, segundo ele, estão detidos ilegalmente, observando que seu país soltou Sarah Shourd. Em uma entrevista com ajuda de um tradutor para o programa "This Week," da rede de televisão ABC, no domingo, Ahmadinejad chamou a libertação de "um grande gesto humanitário".
- Acredito que não seria inapropriado pedir que o governo dos EUA realize um gesto humanitário e liberte os iranianos que foram presos ilegalmente aqui nos EUA - disse, referindo-se a oito iranianos, sem dar nomes.
Ahmadinejad também denunciou uma "campanha midiática contra o Irã" no caso Sakineh Mohammadi-Ashtiani, a iraniana de 43 anos condenada a morte por apedrejamento por uma acusação de adultério e participação no assassinato de seu marido . Segundo o líder do Irã, ao mesmo tempo em que a imprensa ocidental se mostra indignada contra a execução da iraniana, cala-se sobre Teresa Lewis, uma americana deficiente mental que será executada, justamente, por ter participado no assassinato de seu marido.
"Uma mulher está sendo executada nos Estados Unidos e ninguém protesta", afirmou Ahmadinejad durante um encontro com personalidades e dignitários islâmicos nos Estados Unidos, segundo a agência oficial Irna.
Ahmadinejad falou ainda sobre a pobreza mundial e disse que o capitalismo está a beira da morte e está na hora de se adotar um novo sistema econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos. Registre seu nome no "escolher perfil" e no texto da sua mensagem. Não publicamos ofensas pessoais e palavras de baixo calão. Aguarde moderação da sua mensagem.