terça-feira, 25 de maio de 2010

Confia ou não confia na mídia

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Dalva Teodorescu

Sondagem nacional do Instituto de Pesquisas Sociais Políticas e Econômicas (IPESP) de outubro de 2009, divulgada por Carta Capital, mostra que dos entrevistados:

61% não confiam no noticiário político do rádio contra 25% que confiam.
60 % não confiam no noticiário político da televisão contra 30% que confiam.

46% não confiam no noticiário político dos jornais contra 44% que confiam.

59% não confiam nas notícias políticas da Internet conta 23% que confiam.

86% não confiam nos marqueteiros que fazem as propagandas políticas contra 8% que confiam.
80 % não confiam nos políticos em geral, contra 11% que confiam.

Os políticos e seus marqueteiros lideram a reprovação, mas a imprensa consegue ser reprovada pela maioria dos entrevistados.

Há alguns meses o Estadão publicou uma pesquisa onde 1/3 dos entrevistados afirmavam que a imprensa era parcial e privilegiava um partido em detrimento de outros. Na época um colunista do Jornal atribuiu esse alto percentual às falas do presidente Lula que com frequência faz críticas à parcialidade da imprensa.

Agora, os resultados da pesquisa do IPEA confirmam o que todos pensam: o povo se informa pela mídia, mas ele faz sua leitura crítica dos fatos. A mídia não consegue mais, com o sucesso de outrora, manipular a opinião do povo.

As sondagens sobre intenção de voto para a presidência mostrando crescimento sustentável e contínuo da ex-ministra Dilma Rousseff confirma o pouco de influência que a mídia tem tido nos resultados das últimas eleições.

Em 2006, Lula ganhou a elição contra a mídia. Em 2008 a rede Globo perdeu a eleição do Gabeira. Humilhação que a Globo não perdoa até hoje ao prefeito Eduardo Paes e ao governador Sérgio Cabral.

Em 2010 a candidata Dilma parece estar ganhando contra a mídia, principal oposição do país ao governo do PT.

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