quarta-feira, 19 de maio de 2010

Acordo Brasil – Irã – Turquia: esforços inúteis? Nem pensar.

Por Daniela

O assunto do momento, que conseguiu até dar uma desviada de atenção da disputa eleitoral, o acordo Brasil – Irã – Turquia mostra que em relação à questão nuclear as civilizações “avançadas” ainda têm muito que aprender.


Muito mais do que um acordo trilateral, comercial, mais do que colocar o Brasil entre os grandes, mais do que fazer Lula merecer um Nobel da paz, mais do que projetar ainda mais a imagem de nosso presidente, mais do que irritar as 3 grandes potências mundiais, esse acordo entre países “menos importantes” é um ato político de extrema importância para todo o planeta.

Agora as pessoas não têm mais medo de apontar e nomear os horrores cometidos atualmente por israelenses e concordar que eles são, hoje, "a grande ameaça de paz no Oriente Médio".

A grande pedra no sapato é a cultura bélica estadunidense/israelense, povos sempre aliados. Infelizmente, os EUA não aprenderam nada com os governos de Bush pai e filho.

Li muita gente dizendo que eles vão querer guerra a todo custo. Se isso realmente acontecer, o grande império em decadência não tardará a amargar as suas equivocadas decisões. Pior pra eles. Ao invés de cuidarem das próprias mazelas, que só fazem crescer, continuam de olho no petróleo dos outros.

A despeito das pirraças da imprensa brasileira mesquinha e invejosa que morre de medo do império, e puxa seu saco (leia: http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/a-midia-brasileira-a-servico-dos-interesses-de-washington.html), a iniciativa segue recebendo elogios nos jornais internacionais mais importantes.

Isso porque não é possível continuar dizendo que com urânio enriquecido a 20% os iranianos vão fazer bombas atômicas. Isso, porque não é mais possível repetir a mentira “vamos invadir o Iraque porque eles têm bombas de destruição em massa, armas químicas”.

Eles podem até tentar mais uma guerra, mas nunca mais vão conseguir recuperar-se da desmoralização e do descrédito que sofreram devido às próprias ações mais que levianas: estúpidas.

Vamos assistir ao desdobramento da questão, eles vão continuar cavando a própria cova, e mesmo que deem um jeito de impedir o acordo, Brasil, Irã e Turquia já foram vitoriosos em provar para o mundo que a “guerra ao terror” é uma ficção, que não se trata de uma luta do bem contra o mal: o que está em jogo é quem quer fazer a paz e quem quer fazer a guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos. Registre seu nome no "escolher perfil" e no texto da sua mensagem. Não publicamos ofensas pessoais e palavras de baixo calão. Aguarde moderação da sua mensagem.