quarta-feira, 12 de maio de 2010

As chacinas de moradores de rua

Por Dalva Teodorescu

Nas últimas semanas houve três assassinatos de jovens da periferia de SP pela polícia militar de SP, dois eram motoboys. O atual governador Albert Goldman repudiou os assassiantos e pediu apuração dos casos.

Ontem houve nova chacina na zona norte de São Paulo onde morrerram 6 pessoas, 5 delas eram moradores de rua que dormiam sob um viaduto e foram assassinados durante o sono. Testemunhas falam que os assassinatos foram praticados por 5 motociclistas com capacetes. O governador de São Paulo pediu investigação rigorosa e disse que "moradores de rua não importunam ninguém". O fato é que importunam muita gente e o próprio Cardeal Arcebispo de São Paulo Dom Odilo Scherer mandou cercar toda a área que dá acesso à escadaria da Catedral da Sé para impedir que os moradores de rua durmam na escadaria da Igreja. Quão longe são os dia que Dom Paulo Evaristo Arms era arcebispo de SP e a Catedral da Sé palco de acolho aos excluídos.

Os assassiantos de moradores de rua são recorrentes. O próprio governador se apressou em dizer que os moradores de rua se matam entre eles e em geral por problemas de drogas, mas que as investigaçoes serão feitas ainda assim. Quem trabalha com moradores de rua sabe que essas investigações em geral não dão em nada. Ontem, no final do dia, todos os jornais de televisão anunciavam a chacina dizendo que o fato estava relacionado ao tráfico de drogas.

Todas as vezes que ocorrem assassinatos de moradores de rua as investigações concluem que as mortes estão ligadas ao tráfico ou consumo de droga e que os assassinatos foram praticados por outros moradores de rua. A situação de rua piorou muito na gestão do Kassab.

A polícia de São Paulo é uma das mais mal pagas do Brasil, e não sei se por isso também uma das mais violentas. O fato foi denunciado pela Anistia Internacional.

A criminalidade aumentou 23% em SP. No mês anterior, as estatisticas da Secretaria de Segurança Pública de SP já tinha registrado aumento de roubo seguido de latrocínio em SP.

O curioso é que a Folha de São Paulo anunciou o aumento de 23 % da criminalidade em SP em manchete, mas só para o público paulista. Nos outros estados usou outra manchete denunciando os gastos públicos do governo federal. Pode?

A Insegurança Pública em SP sem dúvida será um tema importante da campanha de Aloísio Mercadante para o governo de São Paulo. Não é possivel que com todo o caos que virou as áreas voltadas para o social em SP o PSDB continue no poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos. Registre seu nome no "escolher perfil" e no texto da sua mensagem. Não publicamos ofensas pessoais e palavras de baixo calão. Aguarde moderação da sua mensagem.