quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Inspiração para os presidenciáveis

Por Daniela

Lembrei de um discurso do Obama, logo no início de seu mandato, sobre democracia, política e religião, proferido em uma igreja para evangélicos. É fabuloso e pode nos ajudar muito nesse momento. Vou transcrever trechos que considero mais relevantes e postar o vídeo abaixo. Vale dedicar 5 minutos a esse tema e divulgar o seu conteúdo.

"Que passagens das escrituras deveriam instruir as nossas políticas públicas? Deveríamos escolher o levítico que sugere que a escravidão é aceitável? E que comer frutos do mar é uma abominação? Ou poderíamos escolher o Deuteronômio que sugere apedrejar o filho, se ele se desviar da fé? Ou deveríamos ficar apenas com o Sermão da Montanha? Uma passagem tão radical que é de duvidar que nosso próprio Departamento de Defesa sobreviveria à sua aplicação. (...)
Eu posso ser contrário ao aborto por questões religiosas, para tomar um exemplo, mas se eu pretendo aprovar uma lei proibindo a prática, eu não posso simplesmente recorrer aos ensinamentos da minha igreja ou invocar a vontade divina; eu tenho que explicar porque o aborto viola algum princípio que é acessível a pessoas de todas as fés, incluindo aqueles sem fé nenhuma. Agora, isso vai ser difícil para alguns que acreditam na inerrância da Bíblia, como muitos evangélicos acreditam, mas em uma sociedade pluralista não temos escolha. A política depende das nossas habilidades de persuadir uns aos outros de objetivos comuns com base em uma realidade comum. Ela envolve negociação.E, em algum nível, a religião não permite negociar. É a arte do impossível. (...)
Agora, basear a vida de uma pessoa em compromissos tão inegociáveis pode ser sublime, mas basear nossas decisões políticas em tais compromissos seria algo perigoso. E se você duvida disso, deixe-me dar um exemplo. Nós todos conhecemos a história de Abraão e Isaac. Abraão foi ordenado por Deus a sacrificar o seu único filho. Sem discutir ele leva Isaac montanha acima até o topo e o amarra ao altar. Levanta sua faca. Prepara-se para agir... como Deus ordenara. Agora nós sabemos que as coisas deram certo; Deus envia um anjo para interceder bem no último minuto. Abraão passa no teste de devoção a Deus. Ms é justo dizer que qualquer um de nós que, ao sair desta igreja, visse Abraão no telhado de um prédio levantando sua faca, nós iríamos, no mínimo, chamar a polícia. E esperaríamos que o Departamento de Serviço às Crianças e à Família tirasse a guarda de Isaac de Abraão."



"Não importa quão religiosos eles podem ser, ou não ser, as pessoas estão cansadas de ver a fé ser utilizada como ferramenta de ataque. Elas não querem que a fé seja usada para diminuir ou para dividir".

Nós, Mulheres de Fibra, pelo menos, não queremos. E você leitor, o que acha disso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos. Registre seu nome no "escolher perfil" e no texto da sua mensagem. Não publicamos ofensas pessoais e palavras de baixo calão. Aguarde moderação da sua mensagem.