sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A direita, a Petrobrás e o Agronegócio

Por Dalva Teodorescu

Hoje, em Manchete, mas uma vez, o Estadão se põe a serviço da oposição, desta vez tentando colar na Petrobrás a etiqueta de fragilidade. Estampa na capa os bilhões de perda em bolsa, sabendo que o valor, por mais que pareça enorme para nós pobres leitores, não diz nada quando se fala em bolsa de valores.

Ontem, a manchete era sobre como Serra deve enfrentar PT, não Dilma, mas o PT para defender as privatizações.

Uma estratégia muito bem montada. Enquanto as atenções se voltam para o teatrinho da descriminalização do aborto, a direitona se organiza para atacar os temas onde se sabe frágil, como a fortalecimento da Petrobrás na maior capitalização da atualidade, em todo o mundo.

Essa realidade os tucanos estão tentando deturpar com suas manchetes repetidas. O jornal reconhece que a queda nas cotações das ações da Petrobrás resulta “de expectativas de supostas denúncias de irregularidades no processo de capitalização”.

Esses boatos nasceram no meio financeiro, mas não só. O candidato José Serra já disse que, se for eleito, não vai mudar as regras de exploração para o Pré-Sal, mantendo o sistema como está favorece as multinacionais.

É isso que está em jogo e é aí que está uma das diferenças cruciais entre dois modelos de governo, que devem ser sustentadas e ressaltadas.

Outro ponto importante é que José Serra venceu no primeiro turno somente nos estados onde se desenvolve o Agronegócio. É só olhar na cartografia dos resultados das eleições, que aliás alguém poderia colocar na rede.

É por isso que fica muito estranha a aliança do PV com a candidatura Serra e talvez seja por isso que Marina esteja tão constrangida com essa aliança.

Não se pode pregar o desenvolvimento sustentável e apoiar o agronegócio.

As pesquisas de opinião mostraram que o povo identifica Serra como o candidato dos ricos. Vox populi Vox Dei, que assim continue sendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos. Registre seu nome no "escolher perfil" e no texto da sua mensagem. Não publicamos ofensas pessoais e palavras de baixo calão. Aguarde moderação da sua mensagem.