quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Agressões na campanha presidencial

Por Dalva Teodorescu

Hoje, todos os jornais estamparam na capa foto de José Serra, depois de sofrer agressão no tumulto provocado por militantes tucanos e petistas.

Atos de violência em campanha devem ser condenados com veemência. Militantes dos dois lados, não deveriam comparecer em ato público de adversários. Isto é um fato.

Todo ato de violência tem de ser tratado como caso de polícia, mas curiosamente no caso de ontem o candidato tucano não chamou a polícia. Preferiu recorrer a um médico amigo dos tempos do Ministério da Saúde e uma TV amiga, a Globo.

Sim, somente o microfone da Globo apareceu na reportagem do JN. Os outros canais não registraram a entrevista exclusiva.

Aliás, todos os jornais de TV: Band News, Rede TV, Record e SBT noticiaram que, na confusão, formada por militância dos dois lados, Serra foi atingido por um rolo de papelão, de adesivo. (Eliana Cantanhêde, em sua coluna, diz que Serra foi atingido com uma bandeirada).

Na TV Globo houve uma evolução na narração do caso ao longo do dia, como mostrou Nelson de Sá, em sua coluna Toda Mídia na Folha. Segundo o colunista, no Jornal da Globo à tarde a narração do repórter foi: “ Em meio ao tumulto, Serra foi atingido. Pouco depois passou a mão na cabeça”.

Já no primeiro post do G1, da Globo, continua o colunista, “Serra diz ter sido atingido durante confusão” – mas o destaque “tucano não ficou ferido”, como a assessoria informou”. Depois porém, “o tucano foi levado para uma clínica”.

Na escalada da noite, no JN a coisa já estava tinindo, “ O candidato José Serra é agredido por militantes do PT”. “O médico disse que não houve lesões, mas recomendou reposo".

Essa matéria do JN foi reeditada no jornal das dez da Globo News.

Hoje, Dilma Rousseff quase foi atingida por um balão de água, arremessado do alto de um prédio em Curitiba.

Tudo isso é muito lamentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos. Registre seu nome no "escolher perfil" e no texto da sua mensagem. Não publicamos ofensas pessoais e palavras de baixo calão. Aguarde moderação da sua mensagem.