sexta-feira, 1 de outubro de 2010

A Folha de S.Paulo se retrata

A Folha de S.Paulo se retrata

Por José Dirceu

Publicado em 30-Set-2010


Demorou quase três semanas para que a Folha de S.Paulo...

Demorou quase três semanas para que a Folha de S.Paulo se retratasse e publicasse hoje uma "Errata" informando a seus leitores que eu não falei a respeito de liberdade de imprensa o que ela distorceu e me atribuiu numa palestra no Sindicato de Petroleiros de Salvador no dia 13 pp.

Hoje, em seu Caderno Poder, na página 3 de Opinião, na coluna "Erramos" (veja) o jornalão assumiu seu erro. Coloco aqui na íntegra, o que a Folha publicou porque os leitores que não são seus assinantes não têm acesso pela net ao texto publicado:

"OPINIÃO (19.SET, PÁG. A2) Diferentemente do publicado no editorial "A mesma síndrome" e na análise "Texto da Casa Civil já é peça simbólica da radicalização do final da campanha" (Eleições 2010, 15/9), José Dirceu não disse, durante encontro com petroleiros na Bahia, que há "excesso de liberdade de imprensa" no país. A frase incorreta constava de relatório sobre o encontro distribuído à imprensa pelo PT da Bahia."

É isso, meus caros, hoje, é 30 de setembro. Apesar de eu ter esclarecido as distorções desde a primeira hora, insistido que o que falei fora completamente deturpado - e fazê-lo quase diariamente - o jornal resistiu exatos 17 dias desde que fiz a palestra na capital baiana até publicar o desmentido.

Esta é a grande mídia que temos! Vocês a analisam, inclusive pelo tamanho desta nota que lêem e pela comparação com o destaque e exploração dados às falsas declarações a mim atribuídas...Este foi o direito de resposta que me coube, completamente desproporcional às páginas e páginas de exploração do caso.

Mas, enfim, antes tarde do que nunca.

Um comentário:

  1. Como jornalista há mais de 40 anos posso afirmar que a imprensa só é livre - e respeitada como tal, com ampla credibilidade - a partir do momento em que ela concede direito de resposta sem necessidade de interferências jurídicas.
    Fora isso é "armação", conveniência.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos. Registre seu nome no "escolher perfil" e no texto da sua mensagem. Não publicamos ofensas pessoais e palavras de baixo calão. Aguarde moderação da sua mensagem.