terça-feira, 24 de agosto de 2010

Mulheres de Fibra no I Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas (#blogprog)

Por Daniela


Em meio a um clima de euforia, com expectativas mil, o I Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas teve uma abertura à altura no Sindicato dos Bancários com a canja da banda de choro da qual Nassif faz parte com seu belo bandolim.

Entre uma música e outra os blogueiros se apresentavam e eram aplaudidos. Todos falavam com todos, se procuravam, se achavam e se apresentavam, mesmo que isso soasse estranho, afinal, já se sentiam tão íntimos...

O silêncio se instalou quando veio apresentar-se o Seo Cloaca, rosto muito aguardado por todos. Tão esperado que as pessoas se contentaram em vê-lo e conversar com ele sem saber sua verdadeira identidade. Acho que todos concordaram com ele quando disse que saber seu nome não era importante, seja ele “Alberto” seja “Roberto” tanto faz, quem estava atuando ali naquele momento é o Seo Cloaca. Nesse sentido, cabe sim a palavra “heroísmo”, caro Edu Guimarães: o ato de ter que adotar uma identidade secreta para, fazendo o bem, combater o mal.

Nada mais apropriado atualmente do que um blog de humor com um toque sensacionalista para apontar o risível e o grotesco da nossa realidade, o descabido “que não tem sentido e nunca terá” através de verdadeiros furos jornalísticos. Como bem enfatizou Paulo Henrique Amorim: para vencer o PIG é preciso transcender a “opinião” e oferecer, como o Cloaca News, “informação na veia”. A opinião é e será sempre importante, mas temos de reconhecer a força da informação certa na hora certa.

Não foi à toa que o Troféu Barão de Itararé de melhor Blog do ano tenha sido entregue ao Blog Cloaca News em verdadeira aclamação do público presente. Chama atenção a elegância e a objetividade com que o Seo Cloaca trata dos coprólitos deixados pelo jornalismo de esgoto que, não há mais como negar, se encontra realmente em estado de verdadeira coprofagia. Esse “blog sujo”, que não recebe nem um centavo do governo federal, sintetiza os anseios e as inquietações de todos ali presentes: a impaciência de ver como a velha mídia (e a elite que ela representa) quer forjar uma realidade absurda em nome da “opinião pública” e o asco de ver como isso vem acontecendo.

Posso afirmar sem medo de errar que pelo menos 90% dos blogueiros progressistas ali presentes se referem à mídia como “a velha mídia”. Mais de 50% deve preferir falar em PIG (Partido da Imprensa Golpista), como Paulo Henrique Amorim. Com toda a certeza, 100% não se sente representado por essa velha mídia.

Todos os participantes tinham a consciência de estar vivendo um momento histórico e isso foi entusiasticamente defendido tanto por Nassif quanto por Paulo Henrique. Segundo Nassif, “nossa sociedade civil é recente, nós tínhamos que combater a direita que se apossou da grande mídia. Foi uma guerra civilizatória que nós vencemos (...). A civilização venceu a barbárie”. Segundo o jornalista, os últimos discursos do presidente Lula mostram uma síntese do Brasil, agora não mais com mazelas de país emergente, mas com “conflitos de país desenvolvido”. E não precisa ser engajado para perceber que não é interesse da velha mídia explorar o quanto o Brasil avançou no governo Lula.

Já, de acordo com Paulo Henrique, mais cauteloso, esta foi apenas uma batalha: antevemos uma vitória fragorosa no 3 de outubro, logo no primeiro turno, “mas o PIG resiste e vai resistir, ele tem bala na agulha e nós temos que lutar contra ele”.

Também parecia ser corrente o pensamento de que maior mal faz a censura dos interesses econômicos à prática jornalística do que o controle dos meios de comunicação por órgãos do Estado. De acordo com Paulo Henrique, o congresso não delibera desde 1988 sobre os artigos 220, 221 e 224 que tratam de Comunicação. Nas palavras do ativista: “a Globo não deixou instalar a comissão e a OAB parece estar mais preocupada com as dores lombares do Joaquim Barbosa”.

O Mulheres de Fibra felicita a iniciativa desse encontro e agradece à comissão organizadora. Vou pecar por não ter tempo para explorar cada uma das mesas, das contribuições dos blogueiros ali presentes como Brizola Neto, Azenha, Leandro Fortes, Túlio Vianna, Conceição Lemes e Oliveira, Edu Guimarães, Renato Rovai, Altamiro Borges, Emir Sader e outras cabeças incríveis que estavam por ali. Só faltou, hein Paulo Henrique, a gente saber quem é o Stanley Burburinho.

Em outro momento voltamos para falar da polêmica sobre o nome “blogueiros progressistas”, agora é importante registrar que vivemos juntos dois dias intensos de transformação através do exercício da liberdade de expressão, de valores e ideias convergentes, de prazer pela concretização de práticas mais democráticas, participativas, mais inclusivas, e por que não dizer, mais honestas e mais verdadeiras. Saímos de lá um pouco mais otimistas, cheios de possibilidades de realizações, com uma lista de novas iniciativas e uma carta de nossas propostas e intenções. Já temos uma identidade que começa a se definir e estamos um pouco mais fortes e organizados para defender a liberdade de expressão. Parabéns a todos, agora é hora de ir em frente. E não nos enganemos, o preço da liberdade (de expressão) é a eterna vigilância.

2 comentários:

  1. Olá Daniela, gostaria de recomendar os textos da Rede Brasil Atual sobre o encontro de blogueiros

    http://www.redebrasilatual.com.br/multimidia/blogs/blog-na-rede/cloaca-rouba-a-cena-em-encontro-de-blogueiros

    e sobre a educação continuada em SP
    http://www.redebrasilatual.com.br/temas/educacao/progressao-continuada-alastra-analfabetismo-funcional-em-sp-afirmam-professores

    Abraços
    Ricardo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns á iniciativa e obrigada Daniela por todas essas informaçoes. Arrasou.
    Vamos continuar lutando.
    Dalva

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos. Registre seu nome no "escolher perfil" e no texto da sua mensagem. Não publicamos ofensas pessoais e palavras de baixo calão. Aguarde moderação da sua mensagem.