terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Editorial do blog Somos Mulheres de Fibra

Criamos o blog Somos Mulheres de Fibra com a intenção de participar do debate eleitoral de 2010. Ao término desta missão, percebemos que tínhamos encontrado um espaço para compartilhar nossas ideias, opiniões e inquietações e que essa experiência merecia ter continuidade.


Mulheres de Fibra pretende assim participar do movimento de blogs progressistas que procuram contribuir, de forma responsável, para a democratização e a pluralidade da informação e da comunicação na sociedade brasileira.

Nosso blog se apresenta como um espaço aberto a debates sobre temas diversos como política nacional e internacional, questões de gênero , atividades culturais e manifestações de diferentes categorias sociais.

Reafirmamos nosso compromisso com a social democracia: reforma agrária sustentável, redistribuição de renda, compromisso com os direitos humanos e com a defesa do Estado laico e garantidor da liberdade religiosa.

Temos a firme convicção que a defesa dos direitos humanos é indissociável do resgate da história de um povo. A questão dos mortos e desaparecidos no período da ditadura militar e da herança do período escravocrata, que justifica o sistema momentâneo de cotas, são, sem dúvida, temas que nos remetem à memória viva da sociedade brasileira.

A ausência de um sistema educacional eficiente e democrático na história do Brasil, mas também a informação seletiva e centralizada de correntes dominantes, detentoras do monopólio da informação, ao longo dos séculos, não contribuiu para o fortalecimento crítico de grande parte da população brasileira, essencial para a democracia.

Compartilhamos a ideia de que a era da imprensa tradicional, como árbitro das decisões políticas do país, chegou ao fim. Acreditamos, como Stephen Burn, que a internet transformou a relação de poder entre os formadores de opinião tradicionais e o público. Suas opiniões são importantes, mas devem estar inseridas na diversidade de debates promovidos pelas redes sociais, da qual fazemos parte.

Um comentário:

Não publicamos comentários de anônimos. Registre seu nome no "escolher perfil" e no texto da sua mensagem. Não publicamos ofensas pessoais e palavras de baixo calão. Aguarde moderação da sua mensagem.