quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A cobertura das manifestações no Egito por jornais de TV

Por Dalva Teodorescu

Na cobertura da crise no Egito, a Globo News virou sucursal do governo americano. Os Estrados Unidos decidem, Mubarak propõe as mudanças e a Globo as repete, apoiando com fidelidade.

Depois de apoiar a continuidade de Mubarak através de eleições, noticiou que o prêmio Nobel da Paz, Mohammed ElBaradei, não teria apoio do povo para organizar um novo governo no Egito porque viveu muito tempo fora do país.

Na verdade, o premio Nobel não é um aliado de primeira hora dos EUA e critica abertamente Hilary Clintom e Washington.

Ontem, a Globo News seguiu a TV oficial Egípcia, dando ampla cobertura das cenas de pilhagens e aglomerações de apoiadores do ditador Mubarak.

Era preciso ir à BBC para ver imagens de militares sendo carregado pelo povo ao aderir à manifestação.

É impressionante ver como a TV Globo se alinha ás televisões americana nessa questão. A cobertura da crise no Egito pela emissora, contrastava com a da Rede TV, Band e Record, CNN e TV5 Monde.

O Jornal da Gazeta se alinhou com a Globo e anunciou 200 mil manifestantes no Cairo. Na BBC já no final da tarde falava-se em mais de um milhão de manifestantes.

A Band preferiu os dados da Al Jazira e anunciou dois milhões de manifestantes. A Record e Rede TV noticiaram mais de um milhão e fizeram longa e completa matéria com correspondentes locais.

O Jornal Nacional anunciou centenas de milhares, fez uma curta reportagem e preferiu dar espaço aos comentários de seu correspondente em Nova York.

A manifestação foi imensa e ocorreu em várias cidades do país. Mais importante que os números é a determinação de um povo de romper com a ditadura militar que vai bem além dos 30 anos de governo de Mubarak.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos. Registre seu nome no "escolher perfil" e no texto da sua mensagem. Não publicamos ofensas pessoais e palavras de baixo calão. Aguarde moderação da sua mensagem.