terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

As mulheres à frente do movimento nos países árabes

Dalva Teodorescu

Muito se tem falado sobre o movimento pela democracia nos países árabes.

O que pouco se fala é que as mulheres, em geral oprimidas e marginalizadas da política oficial, estão à frente desses movimentos.

Gigi Ibrahin, jovem universitária egípcia lançou a semente da revolução no Egito no Facebook et Twitter, e tornou-se figura emblemática desse movimento.

Assediada por jornalistas europeus e americanos Gigi Ibrahim também registrou, através de suas fotografias, as cenas de violência no Cairo.

Hoje, 15 dias depois do início da revolução egípcia, muitos manifestantes repegaram seus trabalhos e são as mulheres e os funcionários públicos que mantêm a chama do movimento acampados na praça Tahir.

Também na Tunísia o movimento popular, que arrancou do poder o presidente ditador Zine El Abidine Ben Ali, foi, e continua sendo, fortemente liderado pelas jovens tunisianas.

O papel das jovens mulheres no movimento pela democracia, na Tunísia e no Egito, tem sido destaque em capas de revistas e manchetes, de vários veículos de comunicação da Europa.

Mulheres de Fibra se junta a eles para prestar homenagem a essas heroínas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos. Registre seu nome no "escolher perfil" e no texto da sua mensagem. Não publicamos ofensas pessoais e palavras de baixo calão. Aguarde moderação da sua mensagem.