sexta-feira, 4 de junho de 2010

Serra o estabanado

Por Dalva Teodorescu


Ontem mais uma vez as manchetes dos dois principais jornais de São Paulo anunciavam em coro que José Serra acusava Dilma Roussef de fabricar dossiê contra ele. Todos sabem que manchete igualzinha do Estadão e da Folha são manchetes encomendadas. Disso ninguém tem dúvida. José Serra teria feito a acusação em Programa de Borys Casoy para a televisão.

No final da semana a revista Veja divulgou uma suposta disputa entre as equipes da campanha de Dilma porque um jornalista contratado por uma das alas estaria disposta a criar um dossiê para investigar a filha de José Serra. Segundo a revista Veja a idéia teria sido abortada pela equipe de Dilma e pela própria candidata por não concordar com tais praticas.

A revista Veja já foi notificada pela revista francesa Mariana entre as 10 mais mentirosas do mundo em 2006. A revista teria produzido 8 capas difamatórias sem apresentar provas. Em 2006 quando a veja acusou o presidente Lula de ter conta no exterior coube ao Jornal o Estado de São Paulo chamar a atenção da revista da importância de resguardar a ética jornalísta. Desta vez a matéria da Veja era tão vaga que não oferecia matéria para discussão, não houve repercussão imediata na imprensa e o tucanato se calou.

O que houve então para na quarta feira Sérgio Guerra e toda a imprensa passar a comentar o caso do tal Dossiê e José Serra atirar contra Dilma acusando-a de ter fabricado o dito cujo e na quinta feira a acusação ser a principal manchete dos jornais aliados?

A resposta é simples: no meio da semana pesquisa da Vox Populi encomenda por um partido político mostra Dilma com 5 pontos na frente de Serra na intenção de votos. A campanha do tucano é um desastre e ontem Fernando Henrique Cardoso convocou os elefantes brancos do PSDB para pedir coordenação na campanha e não deixar tudo na mão de Serra.

Percebeu-se também que ninguém quer ser vice do Serra: nem no meio do próprio tucanato. Jereissati e Guerra descartaram a idéia. O falido DEM está de olho na boquinha, mas com todos os escândalos em que está envolvido parece não ser parceiro que interessa.

Até agora José Serra ganhou animosidade com aliados da imprensa devido ao seu mau humor matinal, atacou o Mercosul, as premissas da atual economia brasileira, acusou o presidente da vizinha Bolívia de traficante de drogas, num gesto de puro preconceito mas também de visível interesse de agradar ao EUA, e agora acusa Dilma de fabricar dossiê contra ele.

Num artigo do ano passado comentamos que José Serra corria o risco de ficar falando sozinho com a imprensa e de não se comunicar com o leitorado que garante voto. E a profecia parece estar acontecendo.

Ontem a imprensa obediente fazia coro sobre a as acusações de Serra contra Dilma. Hoje diante da afirmativa da direção do PT de pedir esclarecimento de Serra na justiça todos pedem calma e compostura dos candidatos. Num gesto sem duvida combinado, Fernando Rodrigues da Folha disse que não se sabe se existe o tal dossiê e que quem perde com isso é o eleitor porque não se discute programas de governo. Lúcia Hipólito da Globo também pediu compostura dos candidatos para não entrarem em baixaria e o Estadão que fez do tema sua manchete de ontem afirma em editorial que o ex-governador de São Paulo teve uma atitude estabanada, não sem antes acusar o PT de “práticas do vale tudo”.

Seria mais útil para o PSDB se seus aliados da mídia ao invés de publicar tudo que os tucanos pedem adverti-los que essa história de criar factóide para encobrir as falhas de campanha está se mostrando improdutiva. O que fizeram os tucanos até hoje se não entrar com representação na justiça contra o PT por práticas que eles também reproduzem de maneira descarada, como o encontro de Serra com os evangélicos em Santa Catarina pago com dinheiro público? E agora se apegam a mais essa história de dossiê para tirar do noticiário os problemas enfrentados pelo desempenho do candidato tucano.

A história mostra que cada vez que os tucanos criaram factóide com invenção de dossiê se deram mal. Mas o PSDB resiste. Sem discurso nem proposição sustentável é a maneira do partido e seus aliados fazer oposição.

Esperamos mesmo que desta vez o PT cumpra o que disse e peça de fato esclarecimento ao candidato José Serra, diante da justiça pela injúria contra a candidata petista.





.

Um comentário:

  1. Dalva, boa tarde.
    Postei o seu texto no meu blog, http://asfacesdanoticia.blogspot.com/.
    Aproveite e dê uma olhadinha num post de ontem, "Quem se lembra do Voo 114, da Libyan Arab Airlines, abatido por Israel, matando 108 de 113 pessoas a bordo?"
    Um abraço.
    Claudio Kirsten

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos. Registre seu nome no "escolher perfil" e no texto da sua mensagem. Não publicamos ofensas pessoais e palavras de baixo calão. Aguarde moderação da sua mensagem.