terça-feira, 29 de junho de 2010

A estratégia do presidente Lula para o Senado

Por Dalva Teodorescu

Para aqueles que se desapontaram com as negociações do presidente Lula para garantir vagas de governadores do PMDB em alguns estados, a exemplo de Minas Gerais, e assim assegurar a aliança para a candidatura de Dilma Rousseff, aqui vai uma nota esclarecedora.

O presidente estaria sacrificando cargos de governador ao PT para garantir nomes fortes para candidatos ao Senado.

Lula estaria escaldado de ser refém da base aliada no senado nesse segundo mandato, principalmente do PMDB, e aposta em aumentar significativamente o numero de petista no senado.

Com uma bancada forte no Senado, um eventual governo petista não teria mais que engolir rejeições de apoio às votações de interesses do governo, como o fim da CPMF, e as indicações indigestas do parceiro como Edison Lobão para o ministério das Minas e Energias.

Pela estratégia do presidente Lula o PT elegeria entre 15 a 18 senadores.

Alguns dos nomes da aposta são: o ex-governador do Acre Jorge Viana e o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel, o ex-ministro da previdência José Pimentel pelo Ceará, a ex-prefeita Marta Suplicy em SP, Walter Pinheiro na Bahia, Delcídio Amaral no RGS, Gleisi Hoffman no Paraná, Humberto Costa no Pernambuco, Wellington Dias no Piauí.

O Lula é um grande político e um fino estrategista: Um parlamento forte é mais importante para a governabilidade do que governadores de estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos. Registre seu nome no "escolher perfil" e no texto da sua mensagem. Não publicamos ofensas pessoais e palavras de baixo calão. Aguarde moderação da sua mensagem.