terça-feira, 22 de junho de 2010

E o Dunga peitou a Globo

Por Dalva Teodorescu


E o Dunga peitou a GLOBO. Mostrou que ela não é mais a toda poderosa de há 20 anos e que não tem motivos para continuar se achando que pode tudo. Quem não se lembra do circo promovido pela GLOBO na copa de 2006. Xô Xô Xô.

Mas contra a peitada do Dunga o corporativismo da mídia se manifestou e escorregou feio.

Nessa manhã a chamada dos noticiários de rádios era a certeza da punição do técnico da seleção brasileira pela FIFA. Até que entraram os comentaristas diretamente da África do Sul.

Começou com o jornal da radio Eldorado às 5 da manhã dizendo ao seu correspondente que aqui no Brasil o que estava repercutindo era a punição que a FIFA aplicaria ao Dunga por xingamento dirigido ao juiz francês durante o último jogo e aos jornalistas durante coletiva de imprensa.

O correspondente prontamente esclareceu que a briga era uma rixa pessoal entre o Dunga e um jornalista da TV GLOBO. Que a denúncia só constava no site da TV GLOBO. Lembrou que o técnico brasileiro carrega 200 kilos na costa, que como outros técnicos está sendo muito cobrado e que a única preocupação de todos era ganhar a Copa e passou para os comentários sobre esporte. Silêncio do lado brasileiro.

Ainda no mesmo jornal da Eldorado entrou outro comentarista que estava em outra cidade e repetiu que era um problema exclusivo de um repórter da Globo com o Dunga e que a notícia de punição teria sido postada no site da GLOBO. Mais silêncio do lado brasileiro.

Pasmem! Mesmo com o desmentido no ar, o jornal da radio Eldorado continuou com as chamadas anunciando que Dunga seria punido pela FIFA. E Caio Camargo afirmou ainda que se solidarizava com a GLOBO em nome da Liberdade da imprensa.

As 7 horas entrou o Ricardo Boechat na Band News anunciando que a FIFA recusou denúncia da GLOBO contra o Dunga. Analisando o vídeo da tal entrevista a FIFA não viu motivos para abrir investigação contra o técnico brasileiro.
A Band está surfando nessa briga. Os jogadores aparecem sorridentes no stand da Band, mas Boechat procurou manter as aparências e criticou o mau humor do Dunga.

Mesmo depois do desmentido OFICIAL da FIFA o Jornal da manhã da radio Jovem Pan, fiel a ela mesma na maneira de deturpar informações, fez um editorial afirmando que o DUNGA poderia ser punido ou mesmo afastado da Copa 2010 e se solidarizava com a TV Globo em nome da Liberdade de imprensa.

Entrou o comentarista da JP, direto da África do Sul, dizendo que sabia de editorial no Brasil torcendo contra a seleção, mas que eles queriam a vitória do Brasil.
Ou seja, era nítida a diferença de postura entre os jornalistas esportivos que falavam diretamente da África do Sul e aqueles do Brasil repetindo a pequenez cotidiana do corporativismo.

Não estou aqui defendendo comportamento mal criado do Dunga. Mas sei que a pressão que ele enfrenta da parte da imprensa, principalmente, é enorme. Dunga tem razão de se proteger e ninguém pode negar que ele conta com o apoio de sua equipe que parece mais unida do que nunca.

Muito do que está acontecendo com a equipe da França é culpa da intromissão da imprensa francesa.

A imprensa PRECISA aprender que a LIBERDADE de cada um acaba quando invade a liberdade do outro. A imprensa não está isenta de compostura, de deontologia e de ética. Tudo o que vale para os cidadãos comuns vale para a sacrossanta imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos. Registre seu nome no "escolher perfil" e no texto da sua mensagem. Não publicamos ofensas pessoais e palavras de baixo calão. Aguarde moderação da sua mensagem.