quarta-feira, 18 de maio de 2011

Réquiem para os caça-Haddad

Por Rildo Ferreira dos Santos


Diálogo 1


Duas amigas* trabalham no Conversa Afiada, um dos mais importantes blogues políticos de conteúdo democrático da blogosfera, ao fim do expediente se preparam para deixar o trabalho:

Zabete - Isa, vamo passar lá no sujinho pra tomar uma gelada?

Isa - Dá não amiga. Tô dura! Durinha da silva.

Zabete - 'Xa comigo. Hoje eu pago a sua.

Isa - Já é!


Diálogo 2

Dois importantes jornalistas** de uma das mais importantes rede de televisão do país estão prestes a deixar o trabalho depois de uma intensa atividade sob um calor de 39ºC. Um editor, outro renomado âncora:

Editor Ali-ba-bá - Nobre colega, o senhor me acompanharia ao sofisticado Le bundô para degustarmos uma gelada cerveja?

Âncora Will Simpson - Lamento meu nobre amigo. Neste momento estou sem recursos. Deixemos para um outro dia.

Editor Ali-ba-bá - Qual nada! Hoje as despesas serão por minha conta. Vamos?

Âncora Will Simpson - Neste caso aceito. Obrigado por me convidar.

Exercícios de interpretação do texto

Questão 1

Releia os diálogos e assinale a resposta coerente com as seguintes situações:

( ) no diálogo 1 os personagens se mostram indiferentes sem nenhuma relação de amizade e, por isso, usam uma linguagem sem respeito aos padrões da norma culta.

( ) no diálogo 2 os personagens são amissíssimos. O uso da norma culta se faz obrigatório neste caso.

( ) no diálogo 1 os personagens usam uma linguagem corriqueira, entre amigos que compartilham angústias, perspectivas, prazer, mas que se entendem perfeitamente.

( ) no diálogo 2 os personagens usam a mesma linguagem, tanto para as questões corriqueiras do dia-a-dia quanto para as questões formais. A relação de amizade entre eles não influencia no modo de falar.

Questão 2

Considerando a norma culta do Português do Brasil assinale a resposta correta.

( ) No diálogo 1 a conversação não é correta porque não respeita a norma culta.

( ) No diálogo 2 a conversação é correta e a escola deveria exigir que as pessoas falassem assim em qualquer situação.

( ) No diálogo 1 a conversação está para os dias atuais e o diálogo 2, embora correto, não é usado nas relações informais.

Questão 3

Assinale a resposta de acordo com a percepção real do cotidiano.

( ) No diálogo 1 os personagens usam uma linguagem informal, corriqueira, sem obediência à norma culta, e perfeitamente APROPRIADA para a ocasião. Já no diálogo 2 os personagens usam uma linguagem formal, arcaíca, obediente à norma culta, mas INAPROPRIADA para a ocasião.

( ) No diálogo 1 os personagens falam ERRADO, sem obediência à norma culta, já no diálogo 2 os personagens falam CORRETAMENTE e em obediência à norma culta. Portanto, a velha mídia tá certa fazer o papel de caça-Haddad e a autora do livro que ensina a falar errado deve ser julgada segundo a santa inquisição.

* Os personagens dessa novela é criação do autor desse texto. Qualquer semelhança com pessoas reais terá sido uma intencional coincidência.

** Os personagens dessa novela é criação do autor desse texto. Qualquer semelhança com pessoas reais terá sido mera coincidência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos. Registre seu nome no "escolher perfil" e no texto da sua mensagem. Não publicamos ofensas pessoais e palavras de baixo calão. Aguarde moderação da sua mensagem.