quarta-feira, 13 de abril de 2011

O PSDB deve educar a sua militância

Por Dalva Teodorescu

Em seu longo panfleto sobre o papel da oposição o ex presidente FHC esqueceu-se de dizer que, antes de tudo, o PSDB deve educar a sua militância.

A falta de ética e a agressividade de militantes que divulgam calúnias pela Internet para desqualificar o governo petista e, sobretudo, o ex presidente Lula não é digno de um partido que reivindica para si o monopólio da ética e da civilidade.

O professor Frederico Alves Pinto, da rede pública estadual que se valeu de uma charge do cartunista Jean, da Folha de São Paulo, com o ex- presidente Lula, em uma prova do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar aplicada a alunos do ensino médio, da Secretária Estadual da Educação de Minas Gerais, é emblemático desse tipo de militância tucana.

Os alunos deveriam identificar na charge a relação com os movimentos sindicais dos anos 80, a luta pela valorização do trabalho e a corrupção no caso mensalão.

Os professores se revoltaram com a questão e o sindicato dos professores reagiu. Descobriu-se que a charge nunca publicada pelo cartunista foi usada sem sua autorização.

Uso indevido do trabalho alheio, manipulação ideológica de alunos pré-adolescentes, calúnia, falta profissional agravada por se tratar de um exercício de avaliação da área da educação. Aqui já ultrapassamos de longe o registro da ética e estamos quase entrando no campo das infrações cívicas.

Ao invés de se dedicar à formulação de propostas concretas para ajudar o PSDB a sair da máquina a perder votos, sua militância prefere continuar abaixando o nível da política, com calúnias de baixo calão, divulgadas pela internet, contra o PT e seus líderes, que só entre eles podem ter crédito.

Esse comportamento está afastando eleitores do partido. Ouvi de uma eleitora do PSDB que não iria mais frequentar uma profissional que lhe prestava serviços e que outros clientes também estariam se afastando, em razão de seu comportamento. Psdbista convicta a profissional em questão lhe repetia “asneiras” que recebia via internet e que acreditava piamente verdadeiras.

Teria lhe jurado que a presidente Dilma fazia graves erros de português, que nunca teria lido um livro, mas tinha visto novelas. Insistiu ainda que ouviu pela televisão o torturador de Dilma dizendo que ela e o José Genoino eram ‘dedo duro’. Diante do estupor de sua cliente, também PSDBista disse: “Porque você não acreditar no outro lado também?”.

Infelizmente é isso a militância do PSDB. Na ânsia de desqualificar a presidenta é capaz de defender torturador.

Não adianta seus líderes escreverem do alto de seus galões sobre ética e honestidade se sua base mostra que é aética, sem requintes e mesmo ignorante.

Cabe aos quadros do PSDB educar esses militantes e orientar aqueles que não têm a cultura da informação a acessar os sites dos jornais do país, para não falar tanta bobagem. Informá-los que calunia e difamação por internet ou no exercício da profissão, além de atentar contra valores morais e éticos da pessoa e da nação, pode ser crime. Mais ainda, faz perder votos e credibilidade junto á classe média esclarecida e culta.

Educar sua militância é sem dúvida um dos maiores desafio do PSDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos. Registre seu nome no "escolher perfil" e no texto da sua mensagem. Não publicamos ofensas pessoais e palavras de baixo calão. Aguarde moderação da sua mensagem.