quinta-feira, 29 de abril de 2010

Crazy History

Por Dalva Teodorescu

Todos os anos a Revista Times escolhe o líder mais influente do ano numa lista de vários outros. Todos os anos se respeita o Ranking de classificaçao. Se bem me lembro no passado foi Obama o escolhido e antes tinha sido Putine. No ano seguinte à invasao do Iraque, a revista escolheu o ex-presidente Bush. Todos esses escolhidos, me lembro também, apareciam na capa e em primeiro na lista de classificação. Sempre foi assim.


Esse ano o presidente do Brasil apareceu na Capa e em primeiro lugar na lista, que não se apresenta por ordem alfabética. Por alguma ordem ela é feita, simples assim.

A imprensa brasileira de oposição ao presidente não aguentou o golpe. Justo agora que estava se tentando desqualificar a política externa do governo Lula, a Times vem com essa. A Times, o pai de todos.

Nao deu outra: inventaram, já no incío da tarde que era só por questao de edição que o presidente brasileiro aparecia na capa da Times. O presidente na verdade era um dos 25 mais influentes. Pior, disseram que era pelo texto do cineasta americano que a foto do presidente apareceu na capa. A classificação em primeiro da lista também disseram que era só um acaso como sempre acontece na mídia em geral. Tudo é acaso ainda mais quando se trata da tão esperada, e mundialmente comentada, classificação anual feita pela revista Times dos principais líderes mundiais.

Justo esse ano que o presidente brasileiro está classificado como primeiro da lista e figura na capa da Times decidiu-se que não tem ranking. Parece difícil de acreditar. Melhor acompanhar a notícia pela imprensa internacional, a nacional está muito comprometida com interesses setoriais para aceitar a grandeza do nosso presidente e através dela do nosso país. Que pena.

Fica uma dúvida. Será que forças ocultas, como se dizia na época da ditadura militar, entraram em contato com a revista para se divulgar tal versão da classificaçao do Times? Não acredito que a respeitada revista iria aceitar uma coisa dessas. Mais fácil acreditar que simplesmente inventaram tudo por aqui num acordo tácito. Culpa da própria imprensa se hoje ela não goza de total confiança do leitor.

Um comentário:

  1. Quanta ironia!
    Quase na mesma semana em que o Serra saiu na Veja, o Lula saiu na Time!!!
    E agora, José?

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos. Registre seu nome no "escolher perfil" e no texto da sua mensagem. Não publicamos ofensas pessoais e palavras de baixo calão. Aguarde moderação da sua mensagem.