terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Wikileaks não revela os segredos da diplomacia Israelense

Por Dalva Teodorescu

Jornalistas de vários países, cuja diplomacia foram envolvidos nas intrigas americanas reveladas pelo site Wikileaks, se perguntam por que Israel não foi atingido pelos 250 mil documentos vazados.

O vazamento dos documentos secretos causou constrangimento, ver mesmo tensão, entre os EUA e países aliados.

Revelou que países então considerados amigos não eram tão amigos, e muito se tramam uns contra os outros nas conversas secretas com os diplomatas americanos.

Nenhum país que interessa, pelo bem ou pelo mal, os EUA foi poupado, menos Israel. Por quê?

Seria a intimidade da diplomacia entre Israel e os EUA mais bem protegida que com os outros países?

Segredos envolvendo a diplomacia dos dois países não seriam tratados por telegramas e e-mail?

O site Wikileaks divulga o material bruto e articula as datas para a publicação com a imprensa. Cabe aos veículos de imprensa selecionar e divulgar os fatos que acharem convenientes.

No caso dos 250 despachos secretos, o site teceu parceria com os jornais NYT, The Guardian, El País, Le Monde e a revista Der Spiegel.

A correspondente em Paris de um dos jornais mais importantes da Índia, The Hindu, arriscou a seguinte hipótese:

O que há em comum entre os cinco veículos de comunicação é o fato de suas ações majoritárias pertencerem ao capital de grupos judeus. E possivelmente os seus editores selecionam os dados publicados, evitando embaraços nas relações Israel-EUA.

Sempre acho complicado dizer que os grandes veículos de comunicação do mundo estão nas mãos do capital judeu. Até porque não conheço levantamento sobre os veículos de comunicação influentes no mundo que estariam nas mãos de cristãos, mulçumanos e hindus.

Mas a dúvida é pertinente e cabe a esses órgãos de imprensa explicar porque Israel não aparece no maior vazamento de documentos oficiais da história, que põe em xeque a diplomacia americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos. Registre seu nome no "escolher perfil" e no texto da sua mensagem. Não publicamos ofensas pessoais e palavras de baixo calão. Aguarde moderação da sua mensagem.